Gretel: Uma Celebração do Bem Viver e da Astúcia Feminina

Inspirado no conto “A Esperta Gretel” dos irmãos Grimm, o espetáculo Gretel traz à cena uma homenagem à sagacidade feminina. Tanto no conto original quanto nesta adaptação teatral, Gretel é uma cozinheira astuta encarregada de preparar um jantar especial para o convidado de honra de seu patrão. No entanto, com o atraso dos comensais, ela se vê obrigada a tomar decisões inesperadas e divertidas. É sua vivacidade que age como uma espécie de “fada” ou “fatum”, alterando o seu destino de maneira surpreendente.

A personagem de Gretel é contemporânea e emblemática, uma verdadeira “vivedeira” – termo que se refere a pessoas que, em situações difíceis, sabem resolver e aprender com as adversidades. Com sua autoestima elevada e presença de espírito, Gretel transforma tudo ao seu redor, subvertendo as relações de poder e autoridade. No espetáculo, a cozinha não é vista como um lugar de submissão, mas como um espaço onde a mulher cria, transforma e recria o mundo. Assim como no conto original, Gretel transforma a mesa em um lugar de celebração e desobediência aos cânones patriarcais, refazendo o mundo à sua maneira.

O espetáculo Gretel propõe uma abordagem ousada ao unir tradições e inovações contemporâneas. A partir do uso de poéticas híbridas, combina elementos “arcaicos” como o conto de fadas e as técnicas milenares do Teatro de Animação com recursos tecnológicos avançados, via projeções audiovisuais interativas. Esta mistura permite um trânsito sutil e colaborativo entre o passado, presente e futuro, proporcionando uma experiência envolvente, promovendo um alargamento do horizonte do olhar do espectador, trazendo novos significados a um conto de fadas tão tradicional. A técnica do objeto animado é central no espetáculo, onde objetos e bonecos atuam como extensões do trabalho do ator, ampliando a interação entre o inanimado e o humano.

Equipe
O Coletivo Catarse desempenha um papel fundamental no espetáculo Gretel, trazendo uma rica contribuição artística através de seus cooperados. Billy Valdez, com sua expertise em audiovisual, é responsável por dar vida às projeções e elementos multimídia que ampliam e transformam a cena. Marcelo Cougo, músico de destaque, compõe a trilha sonora original, que embala e intensifica a narrativa da personagem. Por fim, Lorena Sanchez, atriz integrante do coletivo, entrega uma performance envolvente no papel principal, contribuindo também para a construção criativa do espetáculo. Juntos, eles integram a equipe criativa, enriquecendo o espetáculo com suas habilidades distintas e colaborativas, somando-se a esta equipe José Renato Lopez na iluminação, Ismael Goulart nos efeitos e operação de sonoplastia, Anderson Gonçalves na construção de cenários e adereços.
A assessoria de imprensa e social mídia fica por conta de Saia Rodada Comunicação.
A direção Geral é de Leandro Silva.

O projeto conta com a gestão e direção de Leandro Silva (Argonauta Assessoria Cultural) https://www.instagram.com/argonauta.cultural/
E produção artística de LaLola Produtora
https://www.instagram.com/lola_produtora/

Financiamento

Para realizar um trabalho de qualidade com a complexidade técnica que Gretel exige, o projeto conta com o financiamento da Lei Paulo Gustavo RS, Edital de Concurso LPG 2023 – Criação Artística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *