Ao longo dos meses de novembro e dezembro, Delmar Perroni, mais conhecido como Mestre Delmar celebrou seus 45 anos de Capoeira. Dia 28 de novembro estreou na Cinemateca Capitólio o longa “Mestre Delmar – Resistindo e Incluindo” e dia 7 de dezembro realizou evento “Encontro de Gerações” trazendo suas principais referências: Mestre Paulinho Mato Grosso, Mestre Nino Alves e Mestre Pop.
Tendo iniciado a Capoeira em 1979 com os mestres Monsueto e Paulinho Mato Grosso, Delmar dedicou trinta anos da sua trajetória para o trabalho com a Capoeira na educação especial por meio do projeto Capoeira para Crescer. Celebrando toda essa trajetória e organizando este legado, o mestre lançou o documentário “Mestre Delmar – Resistindo e Inclundo”.
O longa teve seu lançamento na manhã da última quinta feira de novembro na CInemateca Capitólio. A sessão recebeu cerca de 70 pessoas, tendo entre os presentes os mestres Mano, Nino Alves, Marcelo, Gato Preto, entre outros capoeiristas de diferentes títulos e graduações. Vale destacar também a presença dos alunos do Instituo Crê Ser, importantes protagonistas na história do mestre. Depois da estréia na telona, os presentes foram recebidos com um coquetel.
Pouco mais de uma semana depois, o mestre reuniu presencialmente algumas das grandes referências de sua história que foram registrados no documentário. O evento “Encontro de Gerações” trouxe os Mestres Paulinho Mato Grosso, Nino Alves e Pop para a cidade. No encontro, realizado na zona sul de Porto Alegre na sede da Adesban na beira de um Rio Guaíba calmo e tranquilo, estiveram presentes também os mestres Gororoba, Diogo, Dindo, Sasquate, Mano, Grande, Churrasco, Biro, Esquilo, Preto, Bido, Taz, Neno, Amaral, Cris, Babalú, Jé, Contra Mestra Liara, Contra Mestre Pica-Pau, Contramestre Serginho, Contra Mestre Pica Pau, Contra Mestre Caveira, prof Lenhador, Darlan, Pezão, professor Baza, Professor Perna Longa, Professor Kanda, Curipira, Fábio e tantas outras referências da capoeira.
Além do show que foram os jogos de tantos mestres e graduados presentes, foram prestadas diversas homenagens aqueles e aquelas que tiveram papel fundamental fortalecendo a capoeira no estado gaúcho desde a década de 80. Além disso, também foram entregues as cordas para os alunos da Crê Ser – inclusive para o professor Hilário Bichels, Orientador Pedagógico da turma – e do núcleo da Esporte Nacional Taquari.
Que estas e tantas ações que construíram esta caminhada de 45 anos possam inspirar as novas gerações a seguir fortalecendo a capoeira e fazendo dela a ferramenta de inclusão que ela é. E que venham muitos anos de Capoeira, saúde, amizade e alegria para o Mestre Delmar e para todas outras pessoas que dedicam suas vidas a atuar como guardiãs desta arte.
As atividades (tanto o evento quanto o lançamento e o próprio documentário) foram realizadas com financiamento do Governo do Estado do Rio Grando do Sul por meio da Secretaria de Esporte e Lazer dentro do edital Todos no Jogo.
Foto: Billy Valdez.
Texto: Bruno Pedrotti.
Muito obrigado meus amigos do Catarse, por todo seu empenho e profissionalismo, vamos em frente para um 2025 de novos desafios !!