Juarez Negrão é um artista plástico, poeta, vivente das artes e da cultura popular. Um cidadão que circula bastante entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, trafegando pelos trilhos do trem, viajando para além dos limites municipais, tem encontrado ancoragem neste grande espaço de acolhimento que é a Comuna do Arvoredo, especificamente nos empreendimentos que ali habitam – o Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre e a Maria Maria Espaço Cultural. Nessa trajetória, entre conversas, mostruários de xilogravuras e esculturas para a venda e subsistência do artista, rolou a conexão entre o Coletivo e a arte de Juarez, de formas e cores que traduzem as influências de matriz africana em meio à urbanidade da Grande POA.
“A temática presente na produção do artista se aproxima das coisas que são tratadas desde cedo pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre, que já teve como artista residente o grande Paulo Montiel, pintor dos orixás, e que temos telas de seu acervo sob nossa responsabilidade. Dessa forma, foi feito e aceito o convite para que ele, Juarez, seja nosso parceiro nessas e outras empreitadas. Estamos comemorando isso e também o fato de que, para melhor atender as necessidades da vida burocrática que envolvem também o ofício da arte, conseguimos auxiliar ele a concluir a etapa de sua formalização como um MEI. Parece pouco, mas isso ajuda o artista a receber diretamente de projetos culturais, fazer os seus próprios projetos, receber de contratos com entes públicos, vendas de seu trabalho, entre várias outras coisas. De pão, vinho e muito mais vive o homem e o artista. Que daqui pra frente seja sempre mais!” – é o que reflete Marcelo Cougo, um dos historicamente responsáveis pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre no Coletivo Catarse.

Desde o dia 14 de setembro, está acontecendo a Exposição Diáspora, de Juarez Negrão, no Ponto de Cultura Casa da Praça, que fica na Rua Cacequi, 19, bairro Boa Vista, em Novo Hamburgo – com entrada gratuita. A exposição fica aberta até o dia 14 de outubro, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e, nas quintas-feiras, das 9h às 12h e 13h às 18h. Também é possível agendar visitação em outros horários pelo telefone (51) 99243.7730.

A Galeria Casa da Praça apresenta o trabalho autoral do artista plástico Juarez Negrão, morador de Novo Hamburgo, residente da Casa da Praça e aluno da Escola Municipal de Artes Carlos Alberto de Oliveira. Na exposição “Diáspora”, através da história, ancestralidade e cultura afro-brasileira, Juarez apresenta um universo negro, de rica cultura e resistência, com técnicas como pintura, escultura e xilogravura.
A seguir, algumas fotos da exposição realizadas por Billy Valdez, quando da inauguração em 14 de setembro.
























O apoio ao artista plástico Juarez Negrão é também parte do projeto “Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Um ano de programação na Comuna do Arvoredo (e mais)”, que foi contemplado pelo Edital Sedac n° 25/2024 Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – RS – Cultura Viva. Estão previstas a produção de telas e exposição dos trabalhos de Juarez na sede do Ponto.




Essa notícia me deixa muito contente! É incrível ver como espaços como o Ventre Livre e o Catarse realmente acolhem artistas e ajudam no dia a dia, até na burocracia da formalização como MEI. A exposição de Juarez Negrão é uma prova de que a cultura popular tem muito valor, com suas cores vibrantes e referências africanas. A forma como ele se conecta com o Ponto de Cultura mostra que essas iniciativas são fundamentais, não só para exibir a arte, mas para sustentar quem cria. Espero que isso sirva de inspiração para outros espaços e artistas. Muito importante!
É lindo ver a Juarez Negrão pulando para o conteúdo artístico, com sua exposição Diáspora no Catarse! Pena que o Ponto de Cultura Ventre Livre já tenha tido o Paulo Montiel, mas que cada artista tenha seu espaço, mesmo que o Juarez precise de ajuda com a burocracia do MEI. Fica a dica: na próxima vez, talvez possa vender o pão junto com o vinho e a arte, já que o Cougo falou que vive o homem e o artista. Que a diáspora cultural continue a se espalhar por Novo Hamburgo e Porto Alegre, com mais artistas como o Juarez encontrando a ancoragem que merecem!watermark ai remover
Olá. Agradecemos o comentário, mas não compreendi porque é uma pena o Ventre Livre já ter tido Paulo Montiel… Podes esclarecer? Juarez não ocupa espaço do Montiel, ele cria seu próprio espaço, e nós apenas vamos de apoio à sua arte, ao seu fazer, que é, inclusive, um dos objetivos da Lei Cultura Viva – a qual fazemos uso e parte.
Outra questão importante e complementar é que Juarez tem residência também em outro Ponto de Cultura, o Casa da Praça. O trabalha em rede é fundamental para potencializar ainda mais a produção cultural de matriz comunitária e popular… A exposição Diáspora está lá, em Novo Hamburgo.
Um abraço reflexivo!