No último final de semana de julho, foi realizada mais uma edição da Carijada Serrana no Caconde, distrito rural de São Francisco de Paula/RS. Nesta, além de se manejar os pés de erva-mate nativos em meio à floresta com araucárias da Fazenda das Taipas – propriedade que acolheu o evento mais uma vez – também foram podadas plantas cultivadas em sistema agroflorestal na propriedade do professor, da UERGS, Ricardo Mello.
Apesar dos diversos contratempos, os participantes produziram aproximadamente 65 Kg de uma erva-mate de carijo sem agrotóxicos e com baixo impacto ambiental, de sabor intenso e processada coletivamente, como ensina a tradição dos povos indígenas do cone sul, que há milênios vêm se relacionando com a planta.
Entre os obstáculos superados para se chegar ao final da carijada, vale destacar as enchentes de maio, que, além de gerar o adiamento do evento (inicialmente marcado para os dias 17, 18 e 19 de maio), também danificou o soque do Coletivo Catarse – ferramenta de fundamental importância para moer a erva ao final do processo. Depois de duas semanas submerso pelas águas do Rio Taquari, uma força-tarefa, envolvendo cooperados do Coletivo Catarse, o Dr. Veterinário Fabio Haussen e o marceneiro Juca Rocha, conseguiu reabilitar o soque, que ainda pasou por mais algumas horas de limpeza e lubrificação antes de voltar a funcionar.
E a incerteza sobre o soque passou longe de ser o único percalço. Chuva, umidade e cerração dificultaram a secagem da erva, que ficou quase 16 horas recebendo calor do braseiro. Sem falar no susto no meio da madrugada, quando a estrutura de taquara verde vergou por conta do peso e demandou um reforço de emergência.
Mas nem só de dificuldades se fez esta carijada, muito pelo contrário. Saboreamos a culinária da fazenda, produzida com muito carinho pela Goreti, seu companheiro e família – com praticamente todos os ingredientes provenientes do local. Curtiu-se ainda, muito, o som do Rodrigo, que alegrou a ronda ao longo de quase toda a madrugada, mantendo fôlego para seguir duranta a manhã, com um repertório extremamente diverso, passou por gêneros como samba, MPB, forró, rock, grunge, nativista e apresentando ainda algumas canções autorais(!).
Outro momento marcante da carijada foi a sessão de cinema em homenagem aos 10 anos do filme Carijo. Realizada na noite de sexta, antes da chegada de muitos dos participantes, a exibição foi intimista, mas nem por isso menos importante e simbólica. A sala, montada no galpão sede do CTG Amigos da Tradição, recebeu inclusive espectadores que nunca tinham ido ao cinema. Longe de estar deslocado, o filme estava perfeitamente ambientado, não só culturalmente – já que os espectadores e espectadoras do interior entendiam perfeitamente os ditos e expressões da gauchada na tela, coisa que nem sempre acontece na capital – como ecologicamente, causando inclusive vários momentos em que os sons da natureza do filme se misturavam aos da noite na fazenda, tornando difícil diferenciar se o coachar vinha do açude ao lado ou das caixas de som.
Além de marcar os 10 anos do documentário, o evento veio a compor a programação dos 20 anos do Coletivo Catarse – apoiador do evento realizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e a Câmara Temática Agroflorestas. Também apoiaram a iniciativa a Prefeitura de São Chico, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do RS e a Rio Grande Energia (RGE).
Como resultado dos 3 dias intensos de trabalho coletivo, ficou-se com uma erva-mate forte e saborosa, carregada de lembranças e vivências. Além disso, seguiu-se no aproveitamento dos galhos mais grossos que não são usados para o chimarrão. Foram preparados mais de 10 litros de chá-mate caseiro pelos cooperados da Catarse e 6 litros de cachaça Carijeira pelas parceiras do Espaço Cultural Maria Maria.
Que venham muitas outras Carijadas Serranas no Caconde!
Participantes da Carijada:
Tiago Fedrizzi, Dico, Goreti e família, Mauro Möller, Franco Picoli, Andressa Ribeiro, Mainô Türck, Maria Zambelli, Helio Fouth, Ewerton, Maria Souza, Rodrigo Domiciano, Jacir Paulo de Fraga, Filipe Franz, Nicole Bertolucci, Gustavo Türck, Pedro Castro Neves, Valentina Almeida, Paula Fabiana, Vinicius da Silva, Bruno Pedrotti, Marcelo Vianna, Têmis Nicolaidis, Maria Eduarda, Marco Dallostro, Elmar Silveira de Souza, Rodrigo Ruperti, Giulia Assunção Sichelero.
Texto: Bruno Pedrotti
Fotos: Billy Valdez