Novas Fronteiras do Ativismo Social, 7ª sessão – live! 13/09, 19h30

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, 19h30, acontece uma nova sessão do ciclo de debates sobre os ativismos sociais contemporâneos. Na temática Cultura e Arte, será apresentado o Dandô – Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques, com os comentários do Coletivo Retomada Gáh Ré Kaingang, do Morro Santana, em Porto Alegre. Dois grupos que representam diversidades importantes em suas histórias, de militância cultural e social, de luta popular e resistência, e que serão analisados pelos Professores Caleb Alves e Raquel Weiss, doutores em Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O evento ocorre, ao vivo, na Cooperativa GiraSol (compareça!), na Av. Venâncio Aires, n°757, e também pode ser conferido online, em live, no Canal do YouTube do Coletivo Catarse (se inscreva que a notificação do ao vivo vem na hora que se abre a transmissão).

O Dandô – Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques é um coletivo dedicado à cultura, arte e bem viver que dá destaque a esse tema no “Terceiro Arquipélago”: uma iniciativa admirável, com uma agenda intensa de atividades, de irradiação nacional. Teve início em 2013, a partir do seu núcleo de São Paulo, sob liderança da cantautora Kátya Teixeira, nas pegadas inspiradoras do músico e artista Dércio Marques. Hoje, reúne profissionais e amadores da arte em cerca de 40 municípios, que promovem eventos e se apresentam em rodízio em shows programados pelas redes locais de apoio. O Dandô possui 14 núcleos no RS. O núcleo de Porto Alegre, fundado em 2019, foi estudado na pesquisa sobre o “Terceiro Arquipélago”. Saiba mais, clique aqui.

Confira um resumo da última sessão:

Novas Fronteiras do Ativismo Social

É um ciclo de debates proposto por um conjunto de pesquisadores e ativistas, no contexto das interações e dos resultados propiciados pelo Projeto de Pesquisa O TERCEIRO ARQUIPÉLAGO – A RECIPROCIDADE E OS COLETIVOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DA VIDA COMUM como forma de oportunizar devolutivas e criar momentos de diálogo entre ativistas, estudiosos e outros agentes. O ciclo consiste em uma sequência de painéis, com apresentações, comentários e conversas, versando sobre práticas contemporâneas de ativismo social, abordadas em sua diversidade temática e em suas múltiplas formas de atuação. O propósito é trazer conhecimento (mútuo) a respeito, com referência principalmente aos coletivos de auto-organização da vida comum, e propiciar diálogos acerca de suas motivações, inovações e sentidos, no contexto local (Porto Alegre), regional (em países ou continentes) e global. Direcionado principalmente a ativistas, agentes (ONGs, entes públicos, entidades diversas), pesquisadores, acadêmicos e demais interessados, objetiva promover o diálogo direto, face a face, entre os participantes. mação temática mensal, ocorrendo para cada tema em duas datas – uma no Espaço Cultural Maria Maria (Comuna do Arvoredo, Rua Fernando Machado, 464 – Centro Histórico de Porto Alegre) e outra na Cooperativa GiraSol (Avenida Venâncio Aires, 757 – Santana). Cada painel é composto por ao menos um ou uma ativista no papel de apresentador/a de sua experiência, por ao menos um ou uma ativista de outra experiência (idealmente, a ser apresentada no mês seguinte), no papel de comentador/a e, ainda, por pessoa conhecedora do tema (pesquisadores, intelectuais engajados, agentes sociais, acadêmicos), no papel de analista.

Assista a todos os paineis até agora, conheça mais sobre o ciclo, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *