Resistindo e Incluindo – 45 anos de capoeira do Mestre Delmar

Em agosto de 1979, o jovem Delmar Perroni, que na época tinha 13 anos, começou a prática da Capoeira. Passados 45 anos de dedicação a esta cultura popular afrobrasileira, Mestre Delmar reflete sobre sua trajetória no longa metragem “Mestre Delmar – Resistindo e Incluindo”, que será lançado na cinemateca Capitólio na quinta feira dia 28/11/24 às 9H.

Do seu início na Academia Netos da Muzenza, no centro de Porto Alegre, sob orientação dos Mestres Monsueto (In memorian) e Paulinho Mato Grosso, – duas grandes referencias para a consolidação da Capoeira na capital gaúcha – até a ligação com outras referências como Mestre Pop (SC), Mestre Nino Alves e Mestre Farol, Delmar resgata os caminhos percorridos ao longo da sua trajetória.

Para isso, além dos relatos e da sabedoria oral, o mestre faz uso também de um acervo muito bem guardado, contendo desde panfletos, cartas e documentos oficiais dos anos 80 até fotografias e filmagens analógicas dos anos 90 e 2000, passando então para os registros já digitais dos eventos mais recentes.

Juntando estas peças, remonta a fundação do seu grupo Associação Esporte Nacional, em 1995, o início do seu trabalho com a Capoeira na educação especial, também na década de 90, sua ida para o Uruguai no incio dos anos 2000 e a criação do Projeto Capoeira para Crescer, direcionado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e sobretudo com deficiência. Refletindo sobre sua história, Mestre Delmar compartilha ao aprendizados de quase 30 anos de trabalho com Capoeira e educação especial.

Falas dos familiares e dos próprios alunos evidenciam ainda mais os benefícios da capoeira. Além de promover a saúde e qualidade de vida, o longa metragem traz também a prática enquanto uma ferramenta de inclusão social para as pessoas com deficiência. E cabe destacar que os alunos não são entendidos como agentes passivos, pelo contrário, são protagonistas fazendo da cultura da capoeira sua maneira de se expressar.

O longa, realizado pela Associação Esporte Nacional em parceria com o Coletivo Catarse com financiamento do Governo do Estado do Rio Grando do Sul por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem sua estreia na próxima quinta feira na Cinemateca Capitólio, rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico de Porto Alegre. A sessão é aberta e tem entrada gratuita.

Serviço:
O que? Estréia do longa Mestre Delmar – Resistindo e Incluindo
Quando? Quinta Feira 28/11/24 a partir das 9H
Onde? Cinemateca Capitólio, rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico de Porto Alegre.
Quanto? atividade gratuita.

Texto: Bruno Pedrotti
Fotos: Billy Valdez, Bruno Pedrotti e acervo Mestre Delmar.

4 Comentários

  1. Parabéns meu camarada, amigo e irmão de capoeira,tens uma linda trajetória nesta nobre arte que é a nossa capoeira,te desejo sempre muito sucesso e que possamos estar juntos em muitas rodas e atividades , forte abraço meu rei .

  2. Salve salve meu amigo e irmão de capoeira,tens uma linda trajetória na nossa nobre arte que é a capoeira,te desejo sucesso sempre e que possamos estar juntos em muitos eventos e resenhas,um forte abraço do seu amigo e admirador Mestre Gato Preto.

  3. Luis Eduardo Munhoz Rodrigues (professor Duda)

    Parabéns mestre Delmar, sou muito grato por ver a sua trajetória de muito trabalho e grandes resultados e que venham muitos e muitos anos de resistência e glória nessa batalha…salve mestre

  4. Luis Eduardo Munhoz Rodrigues (professor Duda)

    Parabéns mestre por toda a sua trajetória de muito luta e muitas glórias…acompanho ao longo de muitos anos e vc sempre foi exemplo de dedicação e perseverança…forte abraço e um salve ao mestre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *