Fonte do texto: IPHAN
O carijo é uma estrutura tradicional utilizada para a secagem da erva-mate durante a sua produção artesanal. As rondas de carijo são, além do momento de cuidar da secagem da erva-mate, o momento de sociabilidade e festivo, e da realização de diversas formas de expressão tradicionais. A erva-mate faz parte da identidade gaúcha, ela é a árvore símbolo do Rio Grande do Sul e o chimarrão é sua bebida típica. É uma planta nativa das florestas encontradas no sul do Brasil, Argentina e Paraguai.
A história da produção e consumo da erva-mate tem suas origens nos povos indígenas das bacias dos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, entre eles os Guarani e Kaingang. Seu consumo por brancos data de 1554 e se deu por meio do contato de um Exército vindo do Paraguai com uma comunidade Guarani em uma região que atualmente pertence ao Estado do Paraná. A prática da fabricação artesanal de erva-mate está sendo, desde 1960, progressivamente abandonada em função da modernização da agricultura e industrialização da sua cadeia produtiva, apesar da permanência do consumo do chimarrão em todo o Estado do Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros.
O Projeto Carijo: Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação da Erva-mate objetivou o registro do modo de fazer artesanal da erva-mate e sua difusão. Por meio de pesquisa e realização de entrevistas foi produzido um documentário em longa-metragem, um vídeo didático, uma cartilha e um livro sobre o tema do projeto. Todos estes produtos são uma forma de proteção dos conhecimentos tradicionais da produção artesanal da erva-mate e seus conhecimentos associados, e buscam valorizar e difundir os conhecimentos relacionados ao manejo de espécies florestais.
A pesquisa para levantamento do material registrado teve, como base, a dissertação Carijos e Barbaquás no Rio Grande do Sul: resistência camponesa e conservação ambiental no âmbito da fabricação artesanal de erva-mate, de Moisés da Luz, e defendida na Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, em 2011. Buscou-se garantir, com esse material, que novas gerações e agricultores tenham acesso aos procedimentos e saberes relacionados à produção artesanal da erva-mate que se encontram em processo de desaparecimento, principalmente, com o vídeo didático em que será ensinado o processo de produção do carijo.
Filme documentário sobre a metodologia de fabricação artesanal de erva-mate com o carijo, suas implicações, relações e desdobramentos deste conhecimento ancestral, utilizado atualmente por agricultores familiares no estado do Rio Grande do Sul. A circulação do filme permitirá a disseminação do conhecimento de uma prática, hoje, tradicional, carregada na própria história do Rio Grande do Sul, que remonta à época da dominação indígena no território. Hoje em dia, mesmo com o massivo consumo de chimarrão no estado, poucas são as pessoas que conhecem como se iniciou a história do chimarrão ou como a erva-mate era produzida até chegar na industrialização dos dias de hoje.
Cooperativa Catarse Coletivo de Comunicação é uma entidade civil sem fins lucrativos e um coletivo organizado de acordo com os princípios do cooperativismo, da autogestão e da economia solidária. Desenvolve ações voltadas à comunicação para a transformação social com movimentos sociais, comunidades indígenas e quilombolas, em gestão pública, assentamentos e tantos outros. A Cooperativa é a executora – em parceria com a Prefeitura Municipal de Panambi e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – deste projeto que se relaciona às políticas públicas de manejo agroflorestais e, de forma indireta, ao projeto Fortalecimento das Agroflorestas no Rio Grande do Sul: formação de rede e segurança alimentar e nutricional, executado pela UFRGS e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Conteúdo para download
Trilha Sonora Original
Carijos e Barbaquás no Rio Grande do Sul: resistência camponesa e conservação ambiental no âmbito da fabricação artesanal de erva-mate, de Moisés da Luz
Cartilha de construção da estrutura do carijo e produção artesanal der erva mate a partir deste métdodo
Continuidade das ações
Carijo: Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação da Erva-mate
Carijo: Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação da Erva-mate
O Coletivo Catarse realizou este projeto (um documentário, cartilha e livro) em edital de Patrimônio Cultural Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional entre os anos de 2012 e 2014. Passado o projeto de conveniamento, o Coletivo seguiu atuando no registro e difusão deste modelo de produção artesanal de erva mate.
Roda Carijo
O Projeto Roda Carijo consiste na realização, em 3 regiões do Rio Grande do Sul, que abarcam os municípios de Porto Alegre, Ijuí e Soledade, da ciculação do filme Carijo, um documentário sobre o feitio ancestral da erva-mate. Junto a isso, serão produzidos 3 eventos chamados Carijada, de 3 dias cada, nos quais se fará a colheita da erva-mate, se passará por todo o processamento dessa erva colhida até a secagem numa estrutura chamada carijo, além da moagem em pilão e soque.
Carijo Serrano Kaáconde
Carijo: Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação da Erva-mate