Elton Brum segue junto da gente!

Há 4 anos, em 21 de Agosto de 2009, o sem terra Elton Brum da Silva era assassinado com um tiro de calibre 12 pelas costas e a queima roupa pela Brigada Militar a mando do governo de Yeda Crusius (PSDB) em São Gabriel(RS). Há 4 anos os assassinos seguem impunes e há 4 anos levantamos o punho em Memória e como forma de reafirmar a luta que fez cair o companheiro.

elton brum
Montagem retirada do site do Levante Popular da Juventude

Não é de agora que a luta pela terra vem abrindo picada entre os jagunços armados e rompendo cercas para levar a bandeira da reforma agrária no coração do latifúndio. E o avanço da luta dos oprimidos na região de São Gabriel não tem se dado sem a investida raivosa do latifúndio e dos governos em defesa do “solo sagrado” de suas “propriedades”. Nos últimos 10 anos a fazenda de mais de 13 mil hectares da família Southal foi parcialmente desapropriada junto com a conquista de mais assentamentos. Mas a peleia e os sonhos de Elton Brum não se cumpriram como se queria. A luta pela terra em São Gabriel hoje enfrenta a calamidade de uma política miserável de assentamentos que joga os trabalhadores para cima da terra a cuidar da própria sorte, sem condições básicas de dignidade, estruturas de produção e acesso a serviços públicos.

É por isso tudo que estaremos nesse dia 21 de Agosto de 2013 mais uma vez fazendo MEMÓRIA ao companheiro que tombou lutando e dando PELEIA SOLIDÁRIA na denúncia da política miserável que vem fazendo penar centenas de famílias na região.

PORQUE NOSSA MEMÓRIA NÃO ESQUECE, NOSSA DIGNIDADE NÃO PERDOA!
ELTON BRUM, SEGUE JUNTO DA GENTE!

12:00 – Intervenção teatral da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela em Memória ao Elton Brum

18:00 – Ato público de Memória e Denúncia com intervenção teatral do Levanta Favela

ORGANIZAÇÃO: 1º Encontro dos debaixo

 

Alguns links para relembrar o caso:

Série: Quem matou Elton Brum? – do blog Alma da Geral

Nota sobre o assassinato de Elton Brum pela Brigada Militar – 21 de agosto de 2009 – do site do MST.

Um assassinato político – 01 de setembro de 2009 – do site Observatório da Imprensa

PM que assassinou o sem-terra Elton Brum permanece em liberdade – 21 de setembro de 2010 – do site Causa Operária Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *