Vivência com o Tambor de Sopapo

mosaico

Durante os dias 14 e 15 de novembro de 2015 vai acontecer uma vivência tendo como foco o Tambor de Sopapo. Serão 2 dias para conhecer a história deste tambor típico do Rio Grande do Sul, herança cultural dos negros escravizados que trabalharam nas charqueadas durante o século XVIII.

O Sopapo carrega consigo uma história incrível, tendo passado por altos e baixos e considerado, até certo ponto, extinto. Em 1998, foi resgatado pelos Mestres Griôs Giba Giba e Baptista através do Projeto Cabobu. Além da história carrega, também, a força da ancestralidade negra.

Para saber mais, assista ao filme O Grande Tambor, de realização do Coletivo Catarse em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e artistas como Richard Serraria.

Durante a vivência, as pessoas terão a oportunidade de conhecer mais a fundo o instrumento e sua história, além de presenciar parte da construção de um sopapo pelas mãos de José Baptista, filho de Mestre Baptista, luthier que desenvolveu junto a seu filho uma metodologia própria de construção do tambor moderno. Hoje, o filho é a pessoa que mantém vivo este patrimônio histórico, construindo em sua oficina, na casa de sua família em Pelotas, sopapos de acabamentos impecáveis.

Venha participar dessa vivência, que também contará com a sabedoria de Dona Maria, mãe de José e fiel amiga e companheira de Mestre Baptista. Veja e ouça de perto a história sendo recontada e construída pelas mãos de quem tem a memória viva.

Uma realização do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre com o apoio do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

A vivência é gratuita porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, preencha este formulário.

Serviço:

Vivência com o Tambor de Sopapo
Dias: 14 e 15 de novembro de 2015
Horário: 9h – 12h e 14h – 17h30
Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Av. Capivari, 602 – Cristal, Porto Alegre – RS)

14 comentários em “Vivência com o Tambor de Sopapo”

  1. Olá! Tudo bem? Tentei me inscrever, mas o formulário não abre mais. As vagas já foram todas preenchidas? Caso não, como faço, para me inscrever? Grata.

  2. Olá.
    Entrei no LINK indicado para efetuar minha inscrição, porém não consegui pois o formulário não abre e aparece a seguinte msg:
    “O formulário “Vivência com o Tambor de Sopapo ” não está mais aceitando respostas.
    Tentei entrar em contato com o proprietário do formulário se você achar que isso é um erro.”
    Solicito a gentileza de um retorno sobre o que está acontecendo, de pq não consegui e se há como fazer.
    Tb se já não há mais o prazo ou vagas, é importante informar na página a informação atualizada.
    No aguardo, até logo.

    1. Olá! Realmente o link estava com erro. Agora está tudo certo. Ainda não temos nenhuma inscrição além das pessoas que se manifestaram através dos comentários. Estamos aguardando! Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *