Na quinta feira (06/03) passada, o Fora da Asa Experiências Plurais recebeu mais um evento de cinema, debate e música. Realizado na semana da mulher, buscou refletir as trajetórias femininas na Capoeira a partir do filme “Mulheres da Pá Virada: histórias e trajetórias na capoeira” e teve como encerramento um show voz e violão de Fyah Rocha.

Apesar da noite abafada, cerca de trinta pessoas participaram do encontro na Cidade Baixa, região central de Porto Alegre. Entre os presentes, a maioria não havia assistido ainda o média metragem realizado pela Marias Felipas, que se definem como um “grupo de mulheres capoeiristas, feministas e ativistas que se unem para se fortalecer e lutarem juntas contra o machismo e patriarcalismo na capoeira e na sociedade em geral.”

O momento de debate, contou também com importantes contribuições de Ana Paula Fagundes, do Coletivo de Capoeira Angola Gira Ginga e autora do livro “Tranças de Mulheres na Capoeira Angola”. Além de diversas outras pessoas que compartilharam também suas impressões e vivências sobre o filme e questões relacionadas ao machismo na Capoeira, vale citar também as participações de Mestre Guto, mestre responsável pela escola Africanamente e do cineasta e capoeirista Cled Pereira. Depois da roda de conversa, a noite fechou com chave de ouro com o reggae de Fyah Rocha, que cantou sons autorais e covers.

O evento foi realizado pela Áfricanamente Escola de Capoeira Angola , com produção do Treinel Jamaica, em parceria com a Fora da Asa, que sediou o encontro, e apoio técnico do Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre, que contribuiu com a montagem da estrutura de projeção e som.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *