Na última quarta-feira (12/11), o Cineclube da Boca – projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na ativa desde 2016 – abriu as portas para a exibição do documentário “Cheiro de Enchente”.

A sessão, capitaneada pelo professor Gilvan Dockhorn, contou com debate sobre a arte como forma de expressão para o que nos desacomoda e como registro de memória/manifesto.


O jornalista Homero Pivotto Jr., vocalista da Diokane, participou in loco do bate-papo abordando o processo de criação da peça de “ódiovisual”, da música em si e os desdobramentos desses fazeres.
O editor de vídeo Billy Valdez, baixista da banda, também integrou a discussão por meio de um vídeo gravado no qual falou sobre questões técnicas e estéticas do doc/clipe, bem como sobre a força do conteúdo e o trabalho do Coletivo Catarse – cooperativa de produção cultural e audiovisual da qual faz parte e parceira na produção do documentário.
Foi uma oportunidade interessante para furar bolha, já que o público não era necessariamente de adeptos dos sons tortos e ruidosos, mas sim de estudantes e professores com interesse em falar sobre a maior tragédia climática do RS e em entender questões práticas da montagem de uma obra documental com tema sensível.
Texto: Homero Pivotto Jr.
Fotos: Paulo Henrique Teixeira
Mais sobre o documentário você pode ler na matéria de lançamento.
Assista ao documentário aqui.
