Cultura Afro na Rua do Arvoredo

Fazia sol naquele sábado e, mesmo sendo 23 de novembro, não estava tão quente. Uma brisa agradável, o céu azul e uma luz dourada reforçavam que, afinal de contas, a primavera ainda não havia acabado. Na calçada, em frente aos três casarões centenários que compõem a Comuna do Arvoredo, gente alegre ocupava o espaço público com cultura.

E não era qualquer manifestação cultural, mas uma diversidade de expressões feitas por pessoas negras – sobretudo mulheres. Culinária afro com Kizzy Rodrigues, do Ajeum Integral, Feira Afro do FESPOPE, o Fórum de Mulheres Negras na Economia Solidária (com uma diversidade de produtos indo de artesanato, vestuário, decoração até livros de poesia e prosa), e com apresentações musicais de Rap da dupla Thane CNS e THS Drop e MPB da Cláudia Quadros.

A ação foi realizada em comemoração às lutas e conquistas dos povos negros do sul do Brasil, que no dia 20 de novembro deste ano celebraram oficialmente, pela primeira vez na história, o feriado do Dia de Zumbi e da Consciência Negra. Entre tantos registros deste encontro de culturas e gerações produzido pelo Maria Maria Espaço Cultural, vale conferir os cliques do parceiro Marlon Laurencio, fotógrafo negro que participou da cobertura junto com a equipe do Coletivo Catarse.

Ao longo do evento, também foi realizado o sétimo “Ao Vivo no Maria Maria”, coprodução do Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre e Maria Maria Espaço Cultural, ambos com sede na Comuna do Arvoredo (Porto Alegre, Rua Fernando Machado, 464).

Gravado em Porto Alegre, 23/11/2024.

Imagens e edição: Bruno Pedrotti.

Esta proposta foi fomentada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *