A Seiva Rebelde convida para uma vivência de produção artesanal de erva-mate no carijo na pequena aldeia Ponkry Chaig sítio Pinheiro Preto, localizada em Erval Grande (RS). A atividade ocorre neste final de semana, dias 25 e 26 de janeiro.
A atividade é aberta e gratuita. Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com Rudinei Pinto pelo WhatsApp 54 99980-0747. A organização do evento pede que os participantes levem alimentos para compartilhar, além de barraca e demais equipamentos para acampar.
Sobre a Seiva
A Seiva Rebelde é uma erva-mate produzida da maneira agroecológica na estrutura do carijo por camponeses de Erval Grande (RS). A iniciativa surgiu em 2021 a partir de uma vivência com o biólogo Moisés da Luz e faz parte da construção da articulação de Teia dos Povos, como uma forma de fortalecer este modelo de produção ancestral de erva-mate de origem indígena no município do Norte do Rio Grande do Sul. A ação, além de propor a autonomia e a geração de trabalho e renda camponesa, combate o modelo das monoculturas do agronegócio na região.
Carijo
Sistema de produção artesanal de erva-mate usando o calor de um braseiro. Desenvolvido pelos povos guarani, kaingang, xokleng, charruas, minuanos, guenoas e tantos outros indígenas das regiões que hoje compõem o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. Com contribuições também dos camponeses, quilombolas e diversos outros povos das florestas e campos do Cone Sul, o carijo é tido como um dos primeiros métodos para beneficiar a erva-mate em média e grande escala.
Texto: Bruno Pedrotti.
Foto: Billy Valdez, acervo Carijo Serrana Kaakonde