Fortalecendo comunidades : Quilombo Vila Nova

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Coletivo Catarse esteve junto de uma equipe de pesquisadoras parceiras do Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente da UFRGS (NEGA/UFRGS) no Quilombo Vila Nova, em São José do Norte/RS. A saída faz parte do trabalho do projeto “Quilombo Vila Nova : organização e soberania na defesa do território” que recebeu apoio do Fundo Casa Socioambiental.

A comunidade está sendo ameaçada por mega projetos de geração de energia e mineração e, por isso, está se organizando para defender seu território. A presença quilombola no local, situado entre a Lagoa dos Patos e oceano atlântico, tem aproximadamente 200 anos. Atualmente, a maioria das famílias que estão no território vivem da produção de alimentos, tendo a pecuária e a agricultura familiar como principais fontes de renda.

Com a participação da comunidade, as equipes estão produzindo materiais que reafirmem a soberania quilombola nas decisão de empreendimentos que impactam o local. Atualizações sobre o projeto serão divulgadas ao longo do ano nas redes do Coletivo Catarse e das organizações parceiras a medida que as ações de fortalecimento da soberania comunitária forem sendo realizadas.


Texto: Bruno Pedrotti
Fotos: Billy Valdez
Produção e pesquisa: Giulia Sichelero e Julia Ilha
Apoio: Fundo Casa Socioambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *