Vamos fazer um filme?

Numa realização Ponto de Cultura Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (@vale_arvoredo), com a parceria do Ponto de Cultura Ventre Livre (@coletivocatarse), através do edital de audiovisual da Lei Paulo Gustavo para o município de Morro Reuter, no dia 26.03 inicia-se a Oficina Prática de Produção Audiovisual na EMEIF Tiradentes na cidade de Morro Reuter.

O projeto busca desenvolver um olhar atento e sensível sobre a realidade, com o objetivo de registrar e editar um curta-metragem documental ou de ficção, tendo como suporte dispositivos celulares e, ainda, outros recursos disponíveis no dia a dia como ferramentas para ver, criar e produzir o conteúdo audiovisual resultante desta oficina. Esta produção se dará em formato de oficina para jovens dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Serão encontros que os jovens, de maneira prática, irão conceber, roteirizar, produzir, filmar e editar um pequeno curta-metragem, tendo noção de todas as etapas de produção de um audiovisual. Esta mesma oficina já foi realizada anteriormente em Morro Reuter, no ano de 2015 na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Wagner, e resultou no curta-metragem O Livro. Também, foi realizada em Tapes, resultando dois curtas-metragens: A casa da última rua e A longa vida de Kameyo.

O objetivo do projeto é aproximar os jovens das etapas da produção audiovisual, estimulando o pensamento crítico sobre a produção de conteúdo e construção de sentido; Realizar um curta-metragem inteiramente produzido junto aos jovens oficineiros, aproveitando as referências consumidas por eles, advindas das redes sociais, mas que, consiga, também, se aproximar da linguagem cinematográfica, estabelecendo um diálogo estético e narrativo e promover uma sessão de cinema com os realizadores do curta-metragem no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo e uma sessão na escola para professores e estudantes, seguido de bate papo sobre a produção.

Acompanhe, curta e assista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *